A Capoeira

O que é a Capoeira?

O jogo da Capoeira é um dos mais fascinantes aspectos da cultura brasileira. Ela é uma síntese de dança, luta, acrobacia e jogo. Assim a Capoeira explora uma área bem ampla. O capoeirista é um atleta, bailarino, músico e poeta e perpetua a cultura brasileira e suas raízes.
Suas Raízes

A Capoeira tem sua origem no início do processo de colonização do Brasil, baseado num sistema escravocrata. Os colonizadores usaram, no princípio a mão-de-obra local (indígenas), mas logo em seguida, tiveram que recorrer aos negros africanos trazidos das outras colônias: Angola Moçambique e Guiné.

Os escravos quando chegaram, trouxeram qualquer coisa que muito se assemelhava a gestos de animais, numa dança esquisita em que os pés e o gingado do corpo se faziam notar.

Com o decorrer do tempo e a intensidade com que eram oprimidos e castigados pelos senhores de engenho, ressurgiu entre eles o sentido de liberdade, iniciando-se a luta pela conquista do direito humano de viver dignamente.

Passaram inicialmente a escapar das Senzalas, refugiando-se desordenadamente, formando os quilombos, dos quais o maior foi o Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, no estado de Alagoas, no nordeste brasileiro.

Devido à escassez de armas, tornou-se necessário um outro tipo de defesa que fosse capaz de resistir ao poderio dos Senhores de Engenho. Sentindo a necessidade de sobreviver economicamente e de poder resistir à força do exército colonial, os simples gestos de dança esquisita se transformaram numa luta, símbolo da defesa humana.

A arte da Capoeira, assim como tudo que se refere a manifestações de sabedoria popular, tem tido, em nosso país, sua história marginalizada e descaracterizada, ora pela insuficiência de documentações, ora pelo abraço político das elites, que recriando essas manifestações segundo seus moldes, dissocia-as de seus valores sócioculturais e de sua afirmação e identidade de classe.

A Capoeira, como outras manifestações populares, como o samba, o artesanato, o candomblé e outras, representa hoje um importante papel na afirmação do “Saber Popular” e conseqüentemente na formação da ideologia do povo. Essa luta tem se realizado na busca de nossos valores culturais e no conhecimento e na compreensão da sua verdadeira história e origem.