Projetos Sociais

Projeto: FORMIGUINHA

projetosAo iniciar os trabalhos com crianças, o CAPOEIRA IBECA inaugurou um modelo diferente de atendimento à população de baixa renda. Desta forma está sendo possível tirar várias crianças das ruas e também do contato com drogas e marginalidade o que antes era ajuda emergencial (atendia apenas as crianças mais próximas), começou a se transformar num projeto que atualmente atende toda a vizinhança da Vila União. Com a efetiva colaboração dos pais, escolas, sociedade de amigos do bairro, o movimento com crianças inovou as várias tentativas para dar uma oportunidade desta comunidade de se organizar para trabalhar afinado com a população. O CAPOEIRA IBECA busca envolver a sociedade civil em um processo de participação e solidariedade no desenvolvimento social das crianças.

Atividades

o CAPOEIRA IBECA, desenvolve várias atividades na comunidade como aulas de capoeira, artesanato, música, danças, apresentações e festas com intuito de unir toda a sociedade.

CAPANHA DO AGASALHO, arrecadando agasalhos com as pessoas para destribuição nas favelas.

CAPANHA DE ALIMENTO, arrecadando alimentos com as pessoas para destribuição nas favelas.

Objetivos

projetos-1As principais vantagens em se ministrar aulas de capoeira para qualquer pessoa de qualquer idade são desenvolver nela a agilidade, coordenação motora e flexibilidade, pois é um esporte completo, sem contarmos o lado mental que também é trabalhado, afinal é um grupo onde uma pessoa interage sempre em equipe nas aulas, existindo a necessidade de amizade numa sala de aula. As aulas são divididas em partes: ensina-se os golpes fundamentais, os movimentos acrobáticos, e também aula de instrumentos (toques do berimbau, pandeiro e atabaque). Por fim, pode-se chamar o jogador de capoeira de capoeirista, ele é um atleta, bailarino, músico e poeta, além de perpetuar a cultura brasileira e suas raízes.

Mensagem

A capoeira que é entendida como arte popular no CAPOEIRA IBECA, manifesta-se através de fundamentos da fusão de varias culturas do início do período de colonização do Brasil. A pratica da capoeira não se limita apenas em uma roda onde duas pessoas fazem movimentos acrobáticos no meio, existe uma relação de harmonia entre o ritmo e o jogo, as musicas de capoeira tem o propósito de passar uma mensagem de acordo com as realidades vividas pelos capoeiristas. Assim sendo na sociedade em que vivemos hoje podemos afirmar que a capoeira é uma boa opção para o cidadão.

Colaboração

Ao contribuir com o projeto, além de terem a oportunidade de expor seus produtos e serviços, as Empresas estarão colaborando socialmente com o projeto “Formiguinhas”, localizado na rua Duzolina Leone, 249 – Vila União, ao lado do Terminal de ônibus. Lembramos ainda que toda renda arrecadada será destinada ao projeto que hoje assiste a cerca de 50 crianças de 06 a 15 anos, que passam por dificuldades.

Quem quizer colaborar com o projeto pode depositar na conta do:

Instituto Brasileiro Esporte, Cultura e Arte (IBECA).
Banco do Brasil
Agência: 4260-9
Conta corrente: 8004-7